Blog

4 dicas para o planejamento de engenharia clínica 2022

Planejamento é palavra-chave nas atividades de engenharia clínica. Quanto mais conseguimos nos organizar com os nossos clientes e antever as demandas, melhor flui o nosso trabalho. Nesse clima de virada de ano, deixo algumas dicas para que colegas engenheiros clínicos e gestores de instituições de saúde observem desde já para ter menos imprevistos ao longo de 2022 e realizar um excelente trabalho.

Dica#1: Atualização do relatório de patrimônio

O relatório de patrimônio nada mais é do que a identificação dos equipamentos eletromédicos que uma instituição de saúde tem. É uma das primeiras coisas que precisa ser feita pelas equipes de engenharia clínica que assumem o trabalho no local e devem estar constantemente atualizados.

Com esse relatório, é possível visualizar os equipamentos e fazer um plano de ação em relação a cada um deles.

Dica#2: Plano de manutenção anual

Conhecendo os equipamentos eletromédicos de uma instituição de saúde, a equipe de engenharia clínica consegue fazer o plano de manutenção anual no qual entram as especificidades de cada um deles com as devidas rotinas de manutenção preventiva, os testes de segurança elétrica que devem ser feitos e a frequência de calibração. Na Somatec Engenharia, quando traçamos esse plano de manutenção anual com nossos clientes, geramos um relatório e temos registrado o que precisamos fazer e quando.

Vale lembrar que o plano de manutenção anual não é só uma estratégia de organização do trabalho, é também uma exigência das vigilâncias sanitárias locais para que o estabelecimento possa renovar sua licença. Esse ponto não pode ser negligenciado.

Dica#3: Identificação da quantidade de consumíveis

Muitas vezes, esse aspecto escapa do radar e acaba causando contratempos no dia a dia das instituições, mas é muito importante mapear a quantidade de consumíveis que seria ideal comprar e estocar para cada um dos equipamentos. Alguns consumíveis são permanentes, têm duração média de um ano, e outros são totalmente descartáveis.

Vale a pena fazer uma estimativa da necessidade de aquisição desses consumíveis considerando a experiência do ano interior e levando em conta períodos de aumento de demanda. A equipe de engenharia clínica pode ajudar com esse levantamento, atentando para alguns acessórios que geralmente passam batido itens como sensores, células de oxigênio, equipos, filtros, bombinhas de papel de termossensíveis e válvulas de ventilação pulmonar.

Dica#4: Treinamento nunca é demais

Sempre enfatizo esse ponto porque os treinamentos para as equipes médicas sobre o uso dos equipamentos deixam os profissionais mais confiantes para manuseá-los no dia a dia, com mais autonomia para resolver problemas simples e mais atentos à segurança deles e dos pacientes. Entre os treinamentos que considero indispensáveis, destacaria os de bombas de infusão, desfibrilador, ventilador pulmonar e autoclave. Vale muito a pena montar um calendário de treinamento com a equipe.

Na Somatec Engenharia, fazemos o planejamento de engenharia clínica anualmente para os nossos clientes com base em dados coletados ao longo de nossa experiência, recomendações do fabricante e informações precisas armazenadas no software e gestão que usamos, o Arkmeds. É importante para tomadas de decisão com confiança que os engenheiros clínicos façam orientações com base em informação precisa.

Por fim, além das dicas, deixo meus votos para que 2022 seja próspero e produtivo para todos nós!