É importante ressaltar que existe uma forte relação da engenharia clínica com o tema segurança e saúde no trabalho uma vez que, no exercício de suas atividades, o engenheiro clínico deve zelar pelos colaboradores das instituições para as quais trabalha, deixando os equipamentos eletromédicos, ferramentas essenciais para o desempenho de suas atividades, em perfeitas condições de uso para que cumpram adequadamente suas funções e não representem risco nem para o profissional nem para o paciente atendido, no caso das instituições de saúde.
Listo aqui 5 contribuições da engenharia clínica para a segurança e saúde no trabalho:
1) Cumprimento das normas de segurança
Em vários setores de uma instituição de saúde, há normas específicas de segurança. As salas de raio-X, por exemplo, devem dispor de sinalização de proteção radiológica e os profissionais que nela circulam precisam estar sempre com equipamentos de proteção individual (EPIs) apropriados. A engenharia clínica dá suporte ao entendimento e cumprimento dessas normas no dia a dia.
2) EPIs
Engenheiros clínicos também devem alertar as equipes sobre o uso dos equipamentos de proteção individual (EPIs). Eles são fundamentais para a segurança dos profissionais e dos pacientes.
3) Treinamentos
Os treinamentos são fundamentais para as equipes que manuseiam equipamentos eletromédicos por vários motivos, entre eles a mitigação de riscos para o profissional e paciente. Entre as orientações passadas nesses treinamentos, destacam-se, também, as que dizem respeito à ergonomia durante o trabalho e proporcionam qualidade de vida ao colaborador.
4) Manuseio e higienização
Alguns equipamentos exigem muita atenção no manuseio e higienização, como é o caso dos endoscópios. É importante que as equipes conheçam as melhores práticas e a engenharia clínica deve prover essas informações.
5) Ambiente de trabalho
Os engenheiros clínicos estão preparados também para prestar consultoria com relação aos espaços de trabalho na área de saúde, com recomendações sobre escolha de pisos, por exemplo, para evitar acidentes.
Conhecia essas contribuições da engenharia clínica para segurança e saúde no trabalho? Precisando de orientações sobre o assunto, entre em contato com a equipe da Somatec Engenharia.