A engenharia clínica e o departamento de tecnologia da informação de clínicas e hospitais precisam trabalhar cada vez mais próximos, especialmente para fazer frente aos desafios do conceito de hospital conectado, que deve ser realidade em muitas instituições em um futuro não tão distante.
Apenas para firmar o conceito, o hospital conectado é um ambiente totalmente integrado em que dispositivos sem fio e sistemas tecnológicos permitem que todos os profissionais que lá trabalham possam transitar por toda a instituição sem perda de informações, proporcionando o monitoramento preciso e oportuno de ambientes, insumos, materiais e, principalmente, dos usuários.
Não precisa ir tão longe, já há demandas em nosso dia que pedem uma conversa entre as áreas de tecnologia da informação e engenharia clínica. Como configurar o equipamento de ultrassom para a impressão das imagens, por exemplo? O engenheiro clínico entende do equipamento, o profissional de TI de toda infraestrutura de redes de computadores do hospital. Ou seja, essa conversa precisa acontecer.
Sistema Dicom, PACS e RIS
Para equipamentos de tomografia e ressonância magnética é a mesma coisa. Esses equipamentos já operam com o Sistema Dicom, que é um conjunto de normas que unifica o formato de exames de diagnóstico como tomografia, mamografia e ressonância magnética no meio eletrônico. Seu principal objetivo é facilitar o armazenamento e a comunicação de diagnósticos médicos, garantindo que tudo seja feito de forma bastante eficiente e segura e isso já é realidade nos hospitais.
Da mesma forma, o PACS e o RIS são dois sistemas usados por clínicas para melhorar a gestão interna de radiologia. Se essas plataformas estiverem integradas, podem gerar mais benefícios para a instituição médica.
Para esses sistemas mais avançados de armazenamento de laudos e exames, é fundamental que profissionais de TI e de engenharia clínica acompanhem a instalação e integração para que tudo possa fluir bem.
A equipe da Somatec Engenharia tem interesse nos assuntos de tecnologia da informação e busca realizar um trabalho em sinergia com os profissionais desse departamento.