BLOG
Um espaço para dicas e reflexões sobre engenharia clínica

Saiba qual é o momento de descartar os aparelhos eletromédicos!
Saiba qual é o momento de descartar os aparelhos eletromédicos!
Uma das tarefas dos engenheiros clínicos é fazer a gestão dos equipamentos de uma instituição de saúde de modo a prolongar a vida útil dos aparelhos, mas, inevitavelmente, mais cedo ou mais tarde chega a hora do descarte.

Setembro amarelo e a importância da atenção à saúde mental das equipes médicas
Setembro, devido às atividades em torno do Setembro Amarelo, uma grande campanha de conscientização e prevenção do suicídio, me parece um mês propício para falar de saúde mental das equipes médicas.

A engenharia clínica e a TI devem trabalhar juntas em uma instituição de saúde
A engenharia clínica e o departamento de tecnologia da informação de clínicas e hospitais precisam trabalhar cada vez mais próximos, especialmente para fazer frente aos desafios do conceito de hospital conectado, que deve ser realidade em muitas instituições em um futuro não tão distante.

5 aspectos que indicam uma boa gestão hospitalar da perspectiva da engenharia clínica
Pela minha experiência trabalhando como engenheiro clínico em diversas clínicas e hospitais, noto que as instituições que se destacam pela excelência na prestação de serviços e, consequentemente satisfação das pessoas, pacientes e funcionários, têm em comum algumas características de boa gestão, ao menos da perspectiva da engenharia clínica.

4 motivos pelos quais investir em engenharia clínica gera economia
Sabe aquele ditado “o barato que sai caro?”. Pois é…em anos de experiência em engenharia clínica, eu noto que é exatamente isso que acontece quando uma instituição de saúde ou de pesquisa opta por não investir ou aposta em um time (próprio ou terceirizado) de engenheiros clínicos sem qualificação suficiente. Engenharia clínica é, sim, um fator de economia e suas atividades estão intrinsecamente relacionadas à redução de custos. Eu explico por que com quatro motivos.