BLOG
Um espaço para dicas e reflexões sobre engenharia clínica

Notas sobre a primeira edição da Medical Fair no Brasil
De 3 a 6 de maio, estive em São Paulo, para a primeira edição da Medical Fair Brasil. Já consagrada no exterior, a feira chegou ao país com o propósito de ser uma das principais plataformas de eventos para a indústria médico-hospitalar do Brasil.

5 contribuições da engenharia clínica para a segurança e saúde no trabalho
É importante ressaltar que existe uma forte relação da engenharia clínica com o tema segurança e saúde no trabalho uma vez que, no exercício de suas atividades, o engenheiro clínico deve zelar pelos colaboradores das instituições para as quais trabalha, deixando os equipamentos eletromédicos, ferramentas essenciais para o desempenho de suas atividades, em perfeitas condições de uso para que cumpram adequadamente suas funções e não representem risco nem para o profissional nem para o paciente atendido, no caso das instituições de saúde.

É engenharia clínica ou é assistência técnica? Explico a diferença:
Hoje vou abordar mais uma dúvida comum que sempre aparece entre os nossos clientes e prospects: preciso de uma empresa de engenharia clínica ou uma assistência técnica?

Equipe de engenharia clínica própria ou terceirizada? Os prós e os contras:
Uma dúvida muito comum entre os gestores de instituições de saúde é investir em uma equipe de engenharia própria ou terceirizar esse serviço? Fiz aqui umas reflexões, organizando os prós e contras de ambos os modelos para dividir minhas impressões com vocês.

Usina de oxigênio medicinal nos hospitais: prós e contras
Ter ou não ter usina de oxigênio medicinal é um dilema para hospitais. Com a pandemia de Covid-19, o assunto ganhou atenção dos profissionais de saúde e do público em geral. Há, inclusive, o Projeto de Lei (1069/21) que obriga as unidades hospitalares e de saúde que possuem leito de internação a instalar suas próprias usinas. Os autores da proposta defendem que a medida poderia prevenir situações calamitosas como a vivida pelos habitantes de Manaus, em janeiro de 2021, no pico de internações provocadas pelo novo coronavírus.