Hoje vou abordar mais uma dúvida comum que sempre aparece entre os nossos clientes e prospects: preciso de uma empresa de engenharia clínica ou uma assistência técnica?
Primeiro, é importante a gente diferenciar as atividades e as propostas de ambas. Quando falamos de instituições de saúde, uma assistência técnica é uma empresa responsável por reparos e manutenções preventivas. Uma empresa de engenharia clínica é, no geral, responsável pela gestão dos equipamentos eletromédicos, podendo realizar também manutenção preventiva e corretiva nos aparelhos quando os profissionais são qualificados e têm ferramentas específicas para a realização desse trabalho.
Em essência, o trabalho da engenharia clínica está mais relacionado ao gerenciamento estratégico, sendo esses profissionais responsáveis pelo levantamento e pela análise de informações sobre os equipamentos eletromédicos de determinada instituição para que seus gestores possam tomar decisões com segurança. É função da engenharia clínica, também, a organização de rotinas de manutenção nos aparelhos e acompanhamento do trabalho realizado por terceiros.
É importante destacar que uma assistência técnica dificilmente atende a todos os tipos de equipamentos de uma clínica, hospital ou laboratório e o motivo é muito simples: elas não têm todas as ferramentas, que demandam um alto investimento, e nem estrutura de laboratório para abrir alguns aparelhos mais sensíveis. Os treinamentos para esse tipo de atividade também costumam ser muito caros. Da mesma forma, os altos custos das ferramentas e treinamentos também são barreiras para que as empresas de engenharia clínica realizem assistência técnica em todos os equipamentos.
De todo modo, é fundamental entender a engenharia clínica e a assistência técnica como atividades complementares. Essa ligação entre assistência técnica e gestão gera informações sobre os equipamentos eletromédicos de grande valia e traz muitos benefícios para as instituições que precisam desses serviços.
Somatec Engenharia: serviços de engenharia clínica e assistência técnica
A Somatec Engenharia é capaz de prestar ambos os serviços – engenharia clínica e assistência técnica – porque ao longo de quase dez anos de trabalho em clínicas e hospitais, investiu nas ferramentas e treinamentos para poder reparar os principais equipamentos eletromédicos usados em instituições de saúde e laboratórios científicos. Hoje, eu diria que temos condições de resolver problemas de 90% desses aparelhos.
Os outros 10% dos equipamentos, aqueles nos quais não conseguimos trabalhar, estão, no geral, protegidos pelas senhas inseridas pelas fabricantes, que passam a ser, dessa forma, as únicas capazes de realizar a assistência técnica nesses equipamentos.
Há, evidentemente, polêmica em torno das senhas e da recusa de alguns fabricantes em vender peças isoladas para que o reparo seja feito, levando a instituição à necessidade de investimento em um novo aparelho. Já vi alguns imbróglios nesse sentido indo para a Justiça para que seja encontrada uma solução. É um assunto extenso e que rende muitos argumentos de todos os lados, por isso não vou me prolongar.
Se você é gestor de uma instituição de saúde ou laboratório e gostaria de ter um único fornecedor responsável por engenharia clínica e assistência técnica, vamos conversar. Contar com uma empresa capaz de realizar as duas atividades pode ser um facilitador no seu dia a dia.