Blog

Setembro amarelo e a importância da atenção à saúde mental das equipes médicas

Setembro, devido às atividades em torno do Setembro Amarelo, uma grande campanha de conscientização e prevenção do suicídio, me parece um mês propício para falar de saúde mental das equipes médicas.

Como engenheiro clínico, trabalho muito próximo a médicos, enfermeiros, auxiliares de enfermagem e fisioterapeutas, profissionais altamente qualificados e extremamente dedicados aos cuidados com os seus pacientes.

Notei em diversas ocasiões e em diferentes equipes, pessoas no estado de extrema exaustão provocada por inúmeros fatores: o estado permanente de alerta dentro das instituições de saúde para que o melhor seja feito pela vida dos pacientes, o acúmulo de plantões, turno emendado em turno, com pouco tempo para o descanso e atividades vitais como se alimentar.

Muitos, vivendo essa situação por um período de tempo prolongado, acabam enfrentando problemas de saúde mental que prejudicam não só o seu desempenho individual, mas o trabalho em equipe e a produtividade da instituição como um todo.

Pessoas em profundo sofrimento emocional também têm a atenção mais falha no cuidado com os pacientes e manejo dos equipamentos, por isso, é cada vez mais importante que os gestores das instituições de saúde estejam atentos ao tema e se empenhem na criação de programas para cuidar do assunto, além de estabelecer canais de escuta ativa e acolhedora para lidar com esse tipo de problema.

O dia a dia é muito desafiador e questões de saúde mental podem acometer qualquer pessoa, incluindo os profissionais mais brilhantes. Por isso, idealmente, devemos atuar sempre de forma preventiva.

Também sou gestor, tenho um negócio e lido com equipe. São pessoas com diferentes perfis e sujeitas a todo tipo de emoções humanas. Temos iniciativas internas, como cursos, palestras e circulação de livros que tratem de saúde mental e inteligência emocional, por exemplo. Estimulamos o autoconhecimento e o autocuidado e os valorizamos como profissionais e membros fundamentais para o nosso trabalho como time.

Acredito que tanto quanto as habilidades técnicas, desenvolver estratégias para a atenção à saúde mental das equipes médicas é fundamental.